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terça-feira, 6 de setembro de 2011

 


 

Puerto Rico ou Porto Alegre?

Talvez estejamos diante de um dos carros de arrancada mais bem concebidos e construídos do Brasil (e do mundo)
 

Fotos por Fábio Aro
Reportagem por Régis Vasconcellos
            O Homem
            Rafael Antonetti, o Rafa, já andou na arrancada com um Gol Laranja, na antiga SSTD, e neste próprio Chevette, antes de “acabar com ele” definitivamente — porque só usou a lata de um carro que era maravilhoso (AP Turbo, four link, dana 44, legalizado de rua) para construir este XTM.
            Em Outubro de 2009, Rafa, junto a uma excursão de brasileiros, foi assistir ao World Street Nationals, em Orlando (EUA). Lá, participou de um curso de construção de chassis de arrancada, ministrado por ninguém menos que Dave Zientara (chassis builder na Jerry Bickel).
            Voltou ao Brasil já com o câmbio comprado para o projeto, um G-Force GF2000 de cinco marchas clutchless (SAP: sem embreagem), usado no próprio Scion da Titan Motorsports de Gary White, reportagem da edição anterior da Race Master, quando este andava em 1/4 de milha.
            Rafa é o proprietário da Expert Racing Parts, empresa especializada em fabricação de peças de performance de alta qualidade, como as polias e alavancas da FuelTech, além de coletores de admissão e escape, reservatórios de óleo e combustível. Em sociedade com Edinei Araujo, o Edi, conhecido pela perfeição na solda e acabamento dos seus produtos, iniciaram a construção do chassis “001” da empresa.
            Construção
            Em janeiro de 2010 foi iniciada a construção do primeiro XTM quatro cilindros do Brasil. O chassi do carro é todo tubular e segue fielmente todas as medidas e características dos melhores carros de arrancada do mundo. Para isso, um Four-link com wishbone da Competition Engineering, struts dianteiros Strange e amortecedores traseiros Strange estão todos em perfeitas harmonia.
            Toda a transmissão é para evitar qualquer tipo de “dor de cabeça”. A começar pelo câmbio, que é usado em motores de mais de 1.800 hp sem quebras. A capa seca, ou bellhousing, foi construída diretamente na Expert Racing. A embreagem de carbono e rolamento são Tilton. Para completar a obra, o diferencial traseiro é um Ford 9’, com terceiro membro Strange, eixos, cruzetas e youkes da Mark Williams.
            Uma peça curiosa é o cardan, todo em fibra de carbono com pontas de alumínio coladas, da SPT — neste caso “copiado” do Al-Anabi, em mais uma das viagens de Rafa para assistir a uma etapa da ADRL. As rodas são Weld Aluma Star: as dianteiras spindle mount e as traseiras com Double Bead Lock. Os pneus de tração são MT 31x10,5Wx15, já que o carro é um Xtreme 10,5.
            O motor é o projeto do amigo Cacá Daud. Um GM C20XE com bielas Pauter, pistões IASA, o’ring e cabeçote meticulosamente trabalhado. O comando é Special Order do Carlini Competizione, o mesmo usado no Vectra FLD do Cacá. Utiliza bomba de óleo externa Barnes de quatro estágios com bomba de combustível mecânica Waterman acoplada. A bomba d’água é elétrica, da marca Meziere. Tudo isso foi montado pelo renomado construtor de motores no Rio Grande, também Rafael, só que este de Canoas, proprietário da Motorcar, oficina especializada em protótipos e veículos de endurance. Os coletores, tanto de admissão e escape, e pressurização foram confeccionados na Expert Racing, especialidade da casa, sempre nas mãos hábeis do Edi.
            O interior deste carro, ou melhor, ele todo, é impecável. Todo o fechamento, assim como capô dianteiro e tampa do porta-malas, foi moldado em carbono/kevlar, o que dá este tom amarelo-esverdeado. Suportes, encaixes, ou qualquer outra peça em alumínio que você veja, foram usinadas também na Expert Racing.
            Todo o controle e monitoramento do motor está a cargo da FuelTech. Uma FT300 gerencia o motor com dez injetores de 212lbs/h, sendo dois deles na pressurização, uma SparkPRO-4 faz ascender as velas NGK Iridium com quatro bobinas individuais Bosch. O BoostController controla a pressão de turbo e dois dataloggers PRO24 tratam de gravar tudo neste carro —são 48 canais utilizados. Além dos canais normalmente usados, curiosos sensores dão informações peculiares, como: temperatura do câmbio e diferencial, pressão da água do radiador e do cárter, quatro sensores de curso de amortecedor, entre outros. A FuelTech disponibilizou em seu site o arquivo de log da estreia do carro na pista.
            As mangueiras e conexões são FTX, empresa que também representa no Brasil o turbo do carro, uma Bullseye S380R, isso mesmo, 80 mm de compressor no motor 2.0l. Este turbo é capaz de gerar até 1.300hp.
            Outros detalhes que saltam aos olhos são: bateria de Lithium de 17,1v (pesa apenas 1,7 kg), pintura sóbria da Colibri, wheelie-bar em cromo-molibdênio, pinças e discos Strange, acionamento pneumático do paraquedas Impact Racing e controle de fluxo de embreagem Tilton. Esses absurdos mostram a personalidade do Rafa, que como os amigos dizem: “é exagerado em tudo”.
            Pista
            Após dez meses de construção, em 19 de novembro, o carro foi pela primeira vez para a pista, na Super Final do Velopark. Como o tempo de execução foi curto e poucos sabiam do projeto, a surpresa foi grande, alguns brincavam: “Que legal, um Chevettinho na 10,5!”.
            Com o ajuste de peso e suspensão feitos na teoria, o carro impressionou no primeiro burnout, dando a impressão de que os cálculos estavam corretos. Nas primeiras duas passadas com pouca pressão, foi ajustado o deslize da embreagem e monitorada a suspensão. Chegou a terceira largada e o Chevette virou 8s8 a 269 km/h. Nessa passada o motor ainda apagou no sinal, pois o ajuste da potência de saída ainda estavam sendo conhecido.
            Com algumas melhorias na pressão de saída, durante a quarta largada do carro, para a surpresa até mesmo dos construtores, o recorde da categoria foi batido com as seguintes parciais: 60 pés 1,248s, 100 m 3,478s, 201 m 5,320s a 220 km/h, 302 m 6,849s e 402 m 8,231s a 278 km/h. Foi um êxtase no Velopark, raras vezes se viu uma estreia dessas, é para ficar na história da arrancada.
            Muitas pessoas trabalharam duro neste carro. Rafael gostaria de dar agradecimento especial ao sócio Ednei Araujo e aos colaboradores da Expert Racing, Guilherme Matté, Fabiano Oliveira, Roger Ismael, Eliandro Silva. Além desses, a Rodrigo Cohen e Mano pela ajuda nas viagens e compras de peças nos EUA. E, finalmente, aos “professores” Cacá Daud e Anderson Dick na elaboração e pesquisas do projeto, assim como ajustes de chassis, suspensão e motor.
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